
Na Torre de Floresta da Algar Farming é onde inovação, sustentabilidade e excelência se encontram para criar um dos maiores e mais avançados projetos de manejo florestal sustentável do Brasil.
Na Algar Farming, entendemos que as florestas são ecossistemas complexos, fontes de vida e reguladores climáticos essenciais e sua conservação é inquestionável. Por isso, nossa abordagem de manejo florestal sustentável busca:
- Preservar a biodiversidade;
- Manter a saúde do ecossistema;
- Gerar valor econômico de forma responsável;
- Apoiar as comunidades locais;


É no município de Portel-PA, onde a Fazenda Pacajá é guardiã 145.000 hectares de floresta, realizando operações florestais que se ramificam em diversos negócios, respeitando o ciclo de vida da floresta, tal como a biodiversidade e comunidades que vivem nela.
Na Fazenda Pacajá desenvolvemos:
- Manejo Florestal Sustentável;
- Geração de Créditos de Carbono;
- Uma movelaria: Pacajá Móveis;
- Cultivo de Cacau;

Manejo Florestal Sustentável
O manejo realizado pela Algar Farming é a atividade que garante a perenidade da floresta, uma vez que a colheita ordenada é uma intervenção positiva que naturalmente acompanha o ciclo da floresta de nascer, crescer, se reproduzir e morrer.
Através do manejo colhemos as árvores que naturalmente iriam cair para abrir a floresta e permitir a entrada de luz, determinante para que as espécies novas possam crescer. Assim o ciclo sempre se renova.
Créditos de Carbono
Uma floresta preservada consegue sequestrar carbono ou não emitir, e é um poderoso agente para manter o clima da terra preservado.
Assim, a Algar Farming consegue contribuir para a preservação de outras instituições, hoje comercializamos
133 mil créditos de carbono florestais de alta integridade, o equivalente à proteção de 50 mil hectares de floresta da Fazenda Pacajá.


Movelaria

A Pacajá Móveis nasceu do desejo de levar
ao mundo produtos de origem sustentável,
fabricados a partir de um manejo Florestal sustentável e socialmente justo, desenvolvido na Fazenda Pacajá.
Respeitando o design orgânico da madeira,
fabricamos móveis e acessórios que levam
a Amazônia estampada em cada peça.
É dos resíduos do Manejo Sustentável que nascem nossas peças, com origem, procedência e respeito ao meio ambiente.






Cacau
Nosso cultivo de cacau nasce como um projeto de restauração florestal em terras que já foram destinadas à pastagem.
A partir de pesquisas, chegamos à conclusão que poderíamos inserir uma espécie nativa da Amazônia a fim de rentabilizá-la, ao passo que ela regenera estes espaços.
São 3 MIL HECTARES destinados a restauração com o plantio de cacau junto a outras espécies endêmicas da região, formando assim um cultivo de policultura regenerativo.
